sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A circunferência do pescoço pode ajudar no diagnóstcio da obesidade e de outras doenças

Segundo publicação na revista “Pediatrics” o departamento de Endocrinologia Pediátrica da Universidade de Michigan realizou um estudo que pode comprovar que a medida da circunferência do pescoço de crianças pode ajudar a prever o risco de obesidade.



A circunferência do pescoço já é considerada uma forma de mensurar o risco para patologias como apneia do sono, diabetes e hipertensão, além de ter correlação positiva com o IMC em adultos.



O objetivo da pesquisa, em crianças de 6 a 18 anos, foi avaliar se para elas também fica evidente a correlação entre IMC com a circunferência do pescoço e, identificar, quais as medidas desta circunferência que equivalem a um IMC elevado.



A pesquisa apresentou como resultado os seguintes valores: a medida da circunferência do pescoço indicativa de IMC alto variou de 28,5 a 39,0 cm em meninos e em meninas de 27,0 a 34,6 cm nas crianças envolvidas no estudo. Tal resultado confirma que esta técnica pode ser uma opção a mais, para a triagem e prevenção do sobrepeso e obesidade em crianças. É uma técnica simples e não exige a retirada das roupas para a medição, como é necessário nas medidas de cintura e quadril.



A única ressalva para esta técnica são os casos de indivíduos que apresentam maior proporção de gordura abaixo da cintura, fato que pode tornar a medida não tão fidedigna, diz Amélio Godoy Matos, professor da PUC-RJ e membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. O que ele sugere nestas situações, é uma análise que inclua também as medidas de cintura e quadril complementando as informações necessárias para um possível diagnóstico.

Fonte: http://www.expressomt.com.br