terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cirurgia bariátrica é ferramenta importante contra a obesidade

A obesidade é uma das principais doenças em nível mundial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2005, 400 milhões de adultos eram obesos e a projeção é de que o número aumente para 700 milhões em 2015. Na busca por se livrar deste mal, a cirurgia bariátrica ganhou uma posição importante, com resultados muito satisfatórios na redução do peso dos pacientes.

Existem três tipos de cirurgia realizadas: as restritivas, cujo principal método é o uso de uma argola entre o esôfago e o estômago; as restritivas com desvio do trânsito intestinal, com diminuição da porção do estômago que entra em contato com a comida; e as bílio-pancreáticas, nas quais se interfere na absorção e não na ingestão dos alimentos. "O procedimento é escolhido com base no Índice de Massa Corpórea e no que o paciente costumar comer", afirma o médico cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Carlos Sabbag.

Como toda intervenção cirúrgica, a bariátrica também tem seus riscos e exige muito cuidado, mas o avanço da medicina melhorou bastante esse cenário. A moderna videolaparoscopia é muito menos invasiva que a cirurgia tradicional. A técnica utiliza uma pequena câmera que, introduzida no abdômen, permite ver o interior do organismo. Por isso, apenas pequenos cortes são necessários para possibilitar o trabalho do médico, o que traz muito menos transtornos ao operado, com tempo de internação e recuperação mais curtos.

A preparação para a cirurgia também é muito importante. Sabbag diz que, fora a rotina de pré-operação do paciente (exames, medicamentos, jejum quando necessário, acompanhamento, entre outros pontos), é interessante que ele procure perder peso antes da operação, pois facilita o trabalho do anestesista. A parte psicológica também merece a atenção neste momento, para que a pessoa e a família estejam em condições de enfrentar bem os dias antes de depois da cirurgia.

O pós-operatório costuma ser tranqüilo, principalmente para quem passou pela cirurgia videolaparoscópica. O retorno às atividades diárias pode ser feito entre 10 e 15 dias após a alta, já exercícios físicos mais pesados o período de repouso é de um mês.

O Dr. Carlos Sabbag, explica que por mais eficazes e seguros que sejam os procedimentos cirúrgicos na perda de peso, eles só podem ser utilizados com fins de saúde e não estéticos. "Algumas pessoas procuram especialistas atrás de uma forma de emagrecer mais fácil, quando seu quadro poderia ser resolvido por meio de ações clínicas".



Fonte: www.paranashop.com.br