sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O pós-operatório da cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é uma das formas de maior sucesso para combater os casos de obesidade mórbida. Mas tem um período pós-operatório rígido, em que o paciente deve seguir todas as orientações à risca. Uma operação é coisa séria, falta de cuidado na recuperação pode ter problemas graves.

O primeiro passo é traçar junto com uma nutricionista uma dieta apropriada para o paciente, atendendo às suas necessidades orgânicas diárias. Também é importante a presença de um profissional da Psicologia, pois a pessoa tem que enfrentar uma mudança brusca em seus hábitos, o que pode respingar nas relações sociais e na parte emocional.

Seguir o plano de alimentação traçado é imprescindível. O estômago está extremamente sensível neste momento e qualquer coisa pode afetá-lo seriamente. Da mesma forma, evite alimentos sólidos, enquanto o médico não autorizar, mantenha a dieta de líquidos rigorosamente. Dê tempo para o organismo se fortalecer.

Alguns sintomas devem ser sempre investigados. Se o paciente apresentar febre, deve procurar o médico para saber o que está ocorrendo. Da mesma forma quem vomita muito, não consegue comer nada sólido – após a liberação do especialista – não pode achar que isso é normal. A falta de uma digestão correta e completa leva a graves casos de desnutrição, com repercussão imediata ou futura sobre a saúde.

É importante também não mexer no dreno instalado, pois é o mecanismo de monitorar o estomago reduzido diagnosticando complicações precoces. Se ele sair do lugar, corra para o hospital imediatamente. Não tente arrumar as coisas por conta própria, isso pode gerar um retardo no diagnostico de as coisas não estão indo bem.

Esses são apenas alguns pontos que devem ser lembrados para evitar que mais pacientes tenham de voltar para o hospital por causa de descuidos tão simples. Caso sinta que há algo errado, nunca deixar de consultar o médico, seja sério ou não. Ele está lá para ajudar, sempre e é o melhor amigo nessas horas.

Fonte: http://www.paranashop.com.br