sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dia Internacional de Combate a Obesidade

O Dia Internacional de Combate à Obesidade, tem como objetivo incentivar as pessoas a terem uma alimentação saudável, prevenindo doenças, como a obesidade e doenças relacionadas, pois a cada ano que passa aumenta mais o número de pessoas obesas.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar 2002-2003 (POF), a obesidade afeta 8,9% dos homens adultos e 13,1% das mulheres adultas.


A prevalência do excesso de peso e da obesidade na população adulta brasileira chega a 40% e nos mostra que este problema alcança grande expressão em todas as regiões do país, no meio urbano e rural e em todas as classes sociais.
“O Dia Internacional de Combate à Obesidade, tem como objetivo incentivar as pessoas a terem uma alimentação saudável”


No período de 1989 a 1997 houve um aumento de 4,1% para 13,9% em crianças e adolescentes brasileiros de 6 a 18 anos com excesso de peso.

Mas será que existe um vilão que faz com que estes números aumentem a cada ano? A obesidade pode acontecer a partir de fatores genéticos, fisiológicos, mas principalmente devido ao sedentarismo, alimentação inadequada e problemas emocionais.

Ressaltando em especial à alimentação, podemos destacar que as pessoas estão cada vez mais se alimentando de forma errônea, desbalanceada. Com a correria do dia a dia, as pessoas procuram cada vez mais por praticidade e não por qualidade, consumindo muitos alimentos industrializados e prejudicando a sua própria saúde.

A mídia, as propagandas influenciam de uma certa forma as pessoas, contribuindo para uma cultura alimentar do que é prazeroso e não do que é saudável.

Alguns estudos nos mostram que crianças e adolescentes ficam de 3 a 4 horas diárias em frente da TV, tempo suficiente para o incentivo ao consumo de alimentos industrializados, além de contribuir para o sedentarismo.

Talvez estes sejam os possíveis motivos que contribuem para que a obesidade esteja se tornando realmente um problema de saúde pública.

Não podemos esquecer, que a pessoa obesa está sujeita a adquirir outras doenças, como a síndrome metabólica, que é o conjunto de três ou mais doenças associadas, como resistência à insulina, hipertensão arterial, intolerância à glicose, colesterol elevado, redução do HDL (colesterol bom) e aumento do LDL (colesterol ruim).

Por estes dados apresentados, que todos devem começar já a mudar o estilo de vida que até hoje estão levando.

Diga não ao sedentarismo. Pratique atividade física regularmente, aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Diminua o consumo de gorduras, frituras em geral, doces, refrigerantes, produtos industrializados, etc. E o mais importante, coma na quantidade certa.

Comece você mesmo a modificar os seus hábitos alimentares, incentive as pessoas a sua volta, dessa forma você estará contribuindo para um país mais saudável!

Fonte: Cyberdiet.com.br