quinta-feira, 16 de outubro de 2008

TÉCNICAS RESTRITIVAS

O que são técnicas restritivas ?

São técnicas que limitam o volume de alimento sólido que o paciente ingere nas refeições.

De uma forma geral, com estas técnicas o paciente come menos sólidos e pastosos e consequentemente emagrece.

O resultado, no entanto, depende da colaboração do paciente pois alimentos líquidos podem ser ingeridos quase no mesmo volume que eram antes da operação e se forem muito calóricos irão atrapalhar ou até impedir a perda de peso.

Então por que fazê-las ?

Atualmente estas técnicas são reservadas para casos especiais.

São técnicas mais simples, de menor risco, de mais fácil adaptação, e de fácil recuperação.

O mais IMPORTANTE é saber que a PERDA DE PESO É MENOR do que nas outras técnicas.

Quais são as técnicas restritivas ?

* a cerclagem dentária,
* o balão intragástrico,a gastroplastia vertical restritiva de Mason,
* a banda gástrica ajustável por laparoscopia

Como é a cerclagem dentária ?

É uma forma antiga de tratamento, no momento em desuso pela qual os dentes da arcada superior são amarrados com fios de aço com os dentes da arcada inferior.

Com isto, o paciente toma líquidos em pequenas quantidades de baixo valor calórico levando a perda importante de peso.

É um método temporário e deve ser interrompido quando se alcança uma perda de peso aceitável e possível. Nem sempre se consegue perda de peso que convença.

O que é o Balão intragástrico?

O que é gastroplastia vertical restritiva de Mason?



Dr. Edward E.Mason , cirurgião norte-americano, da Universidade de Iowa, considerado o "pai da cirurgia da obesidade, descreveu há alguns anos esta operação que consiste em "grampear" o estômago criando um pequeno tubo que recebe o alimento dando ao paciente a sensação de estar "cheio".

Com isto esta antecâmara gástrica esvazia-se lentamente e o paciente tem a sensação de que está satisfeito.

Somando o volume final de alimentos ingeridos durante o dia corresponderá a um pequeno percentual do seu habitual e assim perderá peso.
O inconveniente é que se o paciente usar líquidos em vez de alimentos sólidos, poderá tomá-los em grande quantidade e ser forem hipercalóricos, a perda de peso não será a esperada.

É uma técnica que vem sendo abandonada e deve ser usada em pacientes especiais, escolhidos com critério, disciplinados e cooperativos.

Na Clínica Marchesini já não utilizamos esta técnica há vários anos por acreditarmos que outras opções trazem melhores resultados.



O que é banda gástrica ajustável por laparoscopia (lap-band ou banda laparoscópica) ?



A banda gástrica é uma prótese de silicone que tem um balão insuflável por dentro, parecido com uma câmara de pneu que pode ser enchida ou esvaziada.

Quando colocada em volta da parte alta do estômago forma um anel que que regula o esvaziamento deste pequeno segmento do estômago.

Quando o balão é insuflado ou desinsuflado, aperta mais ou menos o estômago de maneira que podemos controlar o esvaziamento do alimento da parte alta para a parte baixa do órgão.

O balão é ligado a um botão de metal e plástico que fica embaixo da pele por intermédio de um delicado tubo de silicone.

Este botão que fica sob a pele e gordura, fixado no músculo do abdome, pode ser alcançado com uma fina agulha de injeção.

Através deste botão podemos injetar água distilada para apertar mais o estômago ou esvaziar para aliviar a obstrução à passagem de alimento.

O principio da operação é semelhante a operação de Mason porém pode ser regulada depois, a qualquer tempo, ambulatorialmente.

A perda de peso, da mesma forma, fica em torno de 20 a 30% em média e depende da cooperação do paciente.